Prefeitura faz balanço do Ambulatório de Geriatria

Implantado em julho de 2017, o ambulatório de Geriatria de Casa Branca vem prestando um excelente trabalho aos idosos do município, como mostra a última pesquisa realizada pela equipe do ambulatório.

Dos pacientes entrevistados que utilizam os serviços de saúde da cidade, 94% classificou o atendimento como ótimo, 6% bom e 100% dos entrevistados classificaram o atendimento médico excelente. Quando questionados sobre a estrutura física e o ambiente do ambulatório de geriatria, 33% dos consultados responderam que é ótima, 53% boa e 13% regular.

Segundo o coordenador do ambulatório, o médico geriatra, Dr. Jean Pierre de Alencar, atualmente 106 pacientes estão registrados no banco de dados do ambulatório e o resultado satisfatório da pesquisa mostra que toda a equipe está trabalhando no caminho certo, sempre buscando melhorias.

Desde implantação do ambulatório 262 consultas médicas foram realizadas e o tempo de consulta é diferenciado devido a grande complexidade dos pacientes com várias Morbidades e patologias clínicas. Após as consultas, ospacientes são encaminhados exclusivamente, por um Protocolo, criado aos clínicos do município, para encaminhamento conforme a necessidade em cada especialidade.

Nas consultas também são coletado um banco de dados e informações, para as futuras intervenções, pela real necessidade deste grupo de pacientes. Dentro das particularidades de cada atendimento, os responsáveis devem montar um plano de cuidado, abordando diferentes aspectos de envelhecer saudavelmente e promover qualidade de vida.

Além das consultas, no centro geriátrico são feitos os agendamentos, coleta de exames, recados dos exames via telefônica e atendimentos diversos, como aferição de pressão, e monitoramento de Diabetes. Como complemento ao trabalho ambulatorial palestras sobre as principais doenças do envelhecimento, como osteoporose, Memória e doença de Alzheimer são realizadas. Em 2017, três encontros foram realizados e para esse ano outros estão sendo preparados. Nos eventos os pacientes respondem aos questionários de saúde, para futuras intervenções de prevenção e tratamento, informou Dr. Jean Pierre.

A Diretora de Saúde de Casa Branca afirmou que , a Administração Municipal acredita na importância desse trabalho, sempre dando apoio para que o atendimento seja cada vez mais eficaz. “Países em desenvolvimento, como o Brasil, precisam cada vez mais se prepararem para tratar da velhice com dignidade e respeito.

A expectativa de vida para as pessoas que tem 60 anos hoje é de mais 20 anos, mas para isso é preciso uma vida saudável, com exercícios físicos, alimentação regrada e uma vida social ativa. O ambulatório de Geriatriade Casa Branca segue os protocolos internacionais referentes ao tratamento ao idoso e podemos afirmar que está no mesmo nível dos centros de Geriatria das principais capitais do país. A sua implantação foiuma grande conquista para a saúde de Casa Branca. ”, concluiu a diretora.

O ambulatório de geriatria funciona de segunda à sexta-feira das 7h30 às 17h, sendo fechado apenas das 12h às 13h30 para almoço e deslocamento da funcionária. A agenda de 2018 está aberta.