PROGRAMA CRIANÇA FELIZ ATENDE 66 FAMÍLIAS  EM CASA BRANCA

O Programa Criança Feliz, destinado às famílias , gestantes e crianças de 0 a 2 anos e 11 meses, está em pleno funcionamento.

A Prefeitura Municipal de Casa Branca, por meio do Departamento de Promoção Social, oferece o Programa aos beneficiários do Bolsa Família do município, que aderiram ao Criança Feliz. Atualmente 66 famílias , 10 gestantes e 64 crianças de 0 a 2 anos e 11 meses, são acompanhadas pelo programa, desde agosto de 2017. A meta é atender 150 famílias.

O objetivo do Programa é estimular a criança; trabalhar o vínculo afetivo entre a criança e a família, principalmente com o adulto cuidador; e levar intervenções do desenvolvimento pleno da criança e conhecimento para o adulto cuidador identificar sinais de alerta, sejam eles físicos, intelectuais, cognitivos e/ou emocionais , além de levar orientações em diversas áreas, como saúde, educação, serviço social, cultura, entre outros. O acompanhamento é feito através de visitas periódicas às famílias.

O Programa é Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Programa Criança Feliz tem como objetivo promover o desenvolvimento infantil de gestantes e crianças de 0 a 2 anos e 11 meses, beneficiárias do Bolsa-Família. A iniciativa apoia a gestante na preparação para o nascimento e nos cuidados do pré-natal ampliando o acesso a serviços e direitos.

Cadastrada no Programa, a família garante uma visita mensal para a gestante, semanal para criança até três anos e quinzenal para a de quatro a seis anos. Essas visitas são realizadas pela equipe do , que foram devidamente capacitados pela metodologia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cada três meses do desenvolvimento da criança, os bolsistas respondem um questionário com a caracterização do paciente e, a depender do resultado, são feitas intervenções nos sinais de alerta detectados.

Se você é gestante ou possui filhos de 0 a 6 anos, beneficiária do Bolsa-Família procure o Departamento de Promoção para fazer seu cadastro – Avenida Luís Gama, 131 – Centro ( Fone: 36714675 ou 36713553)