Combate ao Aedes aegypti : dez minutos de atenção podem garantir a saúde de sua família

Ações da prefeitura em parceria com a população vão manter Casa Branca livre das arboviroses e outras espécies peçonhentas

A Prefeitura de Casa Branca pede, mais uma vez, a cooperação da população nas ações preventivas contra as arboviroses. A orientação é que, semanalmente, todos dediquem dez minutos do seu dia para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, responsável pela transmissão da febre amarela, dengue, zyka e chikungunya.

Mesmo com constantes campanhas e acompanhamentos dos agentes municipais muitas situações de risco e propícias a criadouros do mosquito ainda são encontradas no município. “Independente da época do ano, nossos agentes continuam o trabalho preventivo nos bairros de Casa Branca. Mesmo sem casos registrados até o momento, a atenção tem que ser redobrada e, mais uma vez, o papel da população como fiscalizadora é fundamental. O sucesso contra as arboviroses depende do esforço de todos”, afirma a Diretora de Saúde do Município.

Atenção para algumas dicas importantes:

• Coloque areia no prato dos vasos de plantas. • Mantenha os ralos limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente. Verifique a existência de entupimento. Se não for utilizá-los, mantenha-os vedados. • Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc. • Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc. • Troque diariamente a água dos bebedouros de animais e aves e limpe-os com escova ou bucha. • Mantenha caixas d’água, cisternas, tonéis e outros depósitos de água sempre bem fechados, com a tampa adequada, para impedir a entrada do mosquito. • Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva. • Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto. • Limpe constantemente as calhas, remova tudo que possa impedir a passagem da água, a laje e a piscina de sua casa • No alto de lajes e telhas também pode haver água parada. Caso more em apartamento, peça ao porteiro que verifique o acúmulo de água no terraço. • Evite ter bromélias em casa. Mantendo-as, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

Para denunciar possíveis criadouros ligue na vigilância sanitária Fone: (19) 3674 0246