Gravidez na adolescência é tema de palestra para alunos do Distrito de Venda Branca

Contribuir para a diminuição dos índices de gravidez não planejada entre adolescentes no município e promover um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro. É com este enfoque que a palestra ministrada pela equipe do PSF do Distrito de Venda Branca chegou aos adolescentes da Escola Municipal Professor Vicente Paulo Zanchetta, também no Distrito de Venda Branca.

A palestra, que foi uma iniciativa de direção da Escola, abordou junto aos adolescentes assuntos sobre a evasão escolar, as complicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, que uma gravidez na adolescência pode trazer. Assim como realizar o sexo de forma segura.

Segundo a equipe do PSF da rede municipal de saúde, o que se espera com essa ação é conscientizar os adolescentes de Venda Branca e os transformar em multiplicadores do conhecimento, de assuntos importantes como: Sexualidade, reprodução humana, métodos contraceptivos, pílula do dia seguinte, uso correto do preservativo, informações sobre os recursos de sua comunidade, como e onde procurar ajuda quando precisar e telefones úteis. De acordo com a Diretora da Escola, a base para combater a gravidez precoce está na educação, “A iniciativa trabalha prevenção, promoção, e atenção à saúde com estudantes da rede municipal, e isso de certa forma pode ser o início de uma transformação de ideias e de comportamentos”.