Casa Branca registra um importante passo na conservação do seu patrimônio histórico

Preservar o patrimônio histórico passa, antes de tudo, por um processo de conhecimento e conscientização. Uma das grandes tarefas da Prefeitura de Casa Branca é mostrar para a população a importância de se preservar seu rico patrimônio histórico para as futuras gerações. Esta vem sendo uma das principais bandeiras da administração municipal.

A cidade possui um rico patrimônio arquitetônico e histórico e é referência em preservação arquitetônica para muitas outras cidades do país, reconhecida até mesmo pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo. Considerando isso, a Prefeitura, através do Decreto nº 2.569, de 23 de janeiro de 2019, regulamentou a ocupação das praças que fazem parte do patrimônio da capital da jabuticaba, que também tem muita histórica para contar.

De acordo com a administração municipal, Casa Branca registra um importante passo na conservação de seu patrimônio histórico. "O patrimônio histórico da cidade está tombado e é dever do município regulamentar todos os atos que visem preservar o aspecto de todo o seu Conjunto Urbano, valorizando as suas características arquitetônicas e seu contexto histórico, de forma a preservar o nosso turismo cultural", explica o poder municipal.

O que é tombamento?

É um conjunto de ações, realizadas pelo poder público e alicerçado por legislação específica, que visa preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo, impedindo a sua destruição e/ou descaracterização.

Por que preservar?

Esses patrimônios despertam o interesse, instigam a procura por mais informações sobre a cidade, representam a materialização da cultura, além de trazer em suas características e no estilo a história das pessoas que o construíram, fomentando ainda mais o turismo local e consequentemente alavancando a economia do município e contribuindo com a geração de empregos.

O que muda com o Decreto?

- Fica proibida a realização de festas ou eventos cujas instalações e/ou equipamentos venham causar danos ou descaracterização doas praças que fazem parte do Conjunto Urbano de Casa Branca pelo CONDEPHAAT;

- Equipamentos móveis, como por exemplo, traillers, food trucks, parques de diversões e semelhantes serão avaliados pelo poder público.

E para já encontrar a melhor solução para isso, todos os equipamentos móveis estão sendo colocados na rua paralela à praça da Matriz, garantindo mais espaço e conforto à você e sua família e, ao mesmo tempo, preservando os nossos bens históricos e culturais.

Contamos com você para preservar as raízes e a essência da capital da jabuticaba!