Prefeitura alerta para o descarte adequado de lixo

A Prefeitura Municipal de Casa Branca alerta a população para a necessidade urgente do descarte adequado do lixo residencial e empresarial. É preciso que os moradores tomem as medidas necessárias para proteger a saúde dos trabalhadores que atuam na limpeza urbana - tanto na coleta do lixo (resíduos), quanto na reciclagem - que é realizada pelos integrantes da cooperativa de reciclagem de Casa Branca.

O número de pequenos acidentes com os trabalhadores da coleta e reciclagem aumentou consideravelmente nos últimos meses, lembrando que a maioria dos acidentes acontece com os catadores ao carregarem os sacos plásticos com lixo doméstico.

ATENÇÃO AO DESCARTE DE AGULHAS E SERINGAS

Embora o uso de agulhas seja bastante comum, seja em postos de saúde, hospitais e até mesmo dentro das residências de pessoas diabéticas, muitas pessoas ainda não sabem como fazer o descarte correto desses instrumentos, o que pode causar diversos transtornos. O descarte correto de agulhas é fundamental para evitar acidentes, contaminações, além de ajudar a amenizar os impactos causados no meio ambiente.

Após a utilização, as seringas e agulhas precisam necessariamente ser descartadas. Isso significa que não é possível reaproveitar a mesma agulha depois que ela já tenha sido usada uma vez, pois os riscos de contaminação e de complicações de saúde são muito grandes.

"Estamos falando de objetos perfurocortantes e que podem causar ferimentos, todo o cuidado é pouco. Isso porque o descarte incorreto pode fazer com que as pessoas que entrem em contato com esses instrumentos se machuquem ou se contaminem", afirma a Prefeitura.

Portanto, além de se preocupar com a embalagem em que esses materiais serão descartados, é importante também se atentar ao tipo de lixo em que ele é colocado.

Veja as melhores formas de descartar esse tipo de lixo:

Embalagem de vidro

Caso você não tenha as embalagens certas para o descarte adequado de agulhas e seringas, uma boa solução é utilizar potes ou garrafas de vidro, que isolam bem o material e impossibilitam contaminações.

Garrafas pet

A garrafa pet é outra excelente alternativa para fazer o descarte correto de perfurocortantes como agulhas. Por ter a estrutura rígida, este material também impossibilita o contato com os materiais descartados. Esta é uma solução interessante, pois também dá utilidade para a garrafa e evita que ela seja descartada apenas como lixo.

Portanto, a única forma de realizar o descarte corretamente é guardar todas as agulhas em um recipiente separado e, assim que a embalagem estiver cheia, basta levar até uma unidade de saúde de nossa cidade para que o descarte apropriado seja feito.