Reunião com entidades do jovem aprendiz incentiva contratação de adolescentes em vulnerabilidade soc

O Posto de Atendimento (PAT), o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) e o Departamento de Promoção Social (CREAS e CRAS) realizaram a primeira reunião para fortalecer o Programa Aprendiz Legal no município e ajudar na inserção de jovens, de 14 a 24 anos, atendidos pelo CRAS e CREAS, no mercado de trabalho.

O objetivo é sensibilizar as entidades e as empresas para que os jovens possam ter mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho. “Estamos buscando um caminho para ajudar esse jovem, que vive em uma situação vulnerável, a dar o primeiro passo para mudar a sua realidade, conquistando um bom emprego”, explica a coordenadora do PAT.

Segundo a coordenadora do PAT, a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho é um grande desafio, pois as empresas buscam pessoas com experiência. Além dessa dificuldade, o jovem que sofre com a vulnerabilidade social tem ainda que passar pela barreira do preconceito. “Precisamos incentivar esses jovens e adolescentes a ter sonhos e quebrar esse ciclo de vulnerabilidade. Isso só é possível se a sociedade se sensibilizar e der oportunidades a eles”, completa.

Para a Diretora da Promoção Social, a próxima etapa da iniciativa é agregar o projeto com a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e realizar um encontro com as empresas do município para incentivar, diretamente, a contratação dos jovens participantes dos programas da Assistência Social de Casa Branca.

“O participante do Jovem Aprendiz precisa estar frequentando a escola e fazendo um curso profissionalizante em alguma dessas entidades. Na empresa contratante ele poderá aplicar a parte prática, ou seja, ele consegue trabalhar e ter uma renda, e ao mesmo tempo, continua com os estudos, não precisando abandonar a escola”, ressalta a Diretora.