Educação de Casa Branca incorpora aulas de psicomotricidade e teatro no currículo municipal para as

A educação de Casa Branca traz uma grande novidade: aulas de psicomotricidade e teatro foram inseridas no currículo municipal nas pré-escolas, no contraturno escolar. O objetivo é incentivar o desenvolvimento das crianças por meio de movimentos físicos e mentais, de forma a educar o corpo e transformar todas as áreas do conhecimento.

De acordo com a Diretora de Educação, o projeto está sendo desenvolvido através do Projeto PAIÊ (Projeto de Apoio e Incentivo Educacional). É um programa da administração municipal que atualmente atende cerca de 3.000 alunos nas oficinas culturais, esportivas e de reforço escolar. O PAIÊ segue as diretrizes do programa Mais Educação, do Ministério da Educação, de ensino em tempo integral.

Os exercícios psicomotores são determinantes na aprendizagem da escrita. Isso significa que o jogo e o brinquedo atuam na prevenção das dificuldades advindas do desenvolvimento inadequado do corpo, sendo, portanto, um valioso instrumento nas escolas. E o teatro tem uma função muito importante na formação de uma criança, pois auxilia no seu crescimento pessoal e cultural como um todo.

Para a Diretora, a criança deve ser estimulada sempre para que se possa ter uma formação completa, uma vez que o movimento significa muito mais que mexer com o corpo: é uma forma de expressão e socialização de ideias, ou até mesmo a oportunidade de desabafar, de soltar as suas emoções, vivenciar sensações e descobrir o mundo.

"É indispensável que a escola trabalhe esses lados com os pequenos, pois é a partir disso que as crianças podem elaborar melhor seus movimentos e se relacionar com tudo o que se refere ao que está em volta, inclusive", finaliza a Diretora.