Professores aprendem técnicas para ensinar Matemática

Aprender matemática pode ser fácil e divertido. Para que este processo se torne cada vez mais realidade nas escolas municipais de Casa Branca, os professores da Rede Municipal de Educação participaram de uma Oficina de Matemática, no dia 20 de março. A oficina foi ministrada pelo professor Eduardo Kopp, que trabalhou Jogos Matemáticos com dados.

Segundo a Diretora de Educação, Ivanilde Moreira, a capacitação é um programa de gestão pedagógica da escola orientado para a formação continuada de professores, que tem como proposta elevar o desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de Matemática e faz parte na inovação proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de “Metodologias Ativas”.

Ela explicou ainda que o programa inova as estratégias de qualificação do professor e o processo de ensino-aprendizagem, através de procedimentos metodológicos e materiais de apoio. Durante o encontro, os professores foram orientados na prática de como ajudar o aluno a desenvolver as suas habilidades.

O programa envolve também um processo de avaliação voluntária do trabalho dos professores e reforço do ensino nas dificuldades apresentadas pelos estudantes, chamado “Projeto Estações”. Essa avaliação é aplicada aos alunos em quatro etapas e tem como objetivo medir o nível de aprendizagem do aluno.

Os resultados serão comparados com os dados obtidos na primeira avaliação, possibilitando os professores a identificação dos avanços ocorridos nas salas de aula durante a implementação do programa.

A realização de cursos de capacitação para profissionais de ensino tem sido uma das prioridades da administração municipal na área da educação. “Ser professor é aprender sempre, acreditamos que a capacitação continuada é uma das importantes ferramentas para transformar a educação pública municipal em Casa Branca”.