Dengue: a guerra é de todos!

O assunto é sério e preocupa muita gente, entretanto sem a cooperação da população fica difícil vencer essa guerra. “Gostaria de chamar a atenção da população, pois a questão da dengue depende de todos. Onde estão a maioria dos criadouros? Nas nossas casas. É uma questão de consciência e saúde pública.

A Prefeitura de Casa Branca não está poupando esforços para combater o mosquito Aedes aegypti. No início desta semana a Equipe de Endemias e agentes da Vigilância Sanitária encontraram vários focos do mosquito. Os agentes estiveram em locais que há pouquíssimo tempo haviam sido limpos pela Prefeitura, mas estão sujos novamente e com vários criadouros do mosquito Aedes aegypti. "A prefeitura sozinha pode fazer muito pouco”, comenta a administração municipal.

Além da eliminação de criadouros, outro fator importante é que caso haja sintomas da doença, a pessoa deverá procurar a unidade de saúde. A Prefeitura tem profissionais capacitados para fazer o atendimento e proceder com o diagnóstico. É importante que não haja a autoprescrição e que o munícipe procure o quanto antes ajuda. Quanto mais rápido, melhor.

✔️Sintomas – febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas e manchas vermelhas são os principais sinais da doença.

✔️Cuidados – A população precisa verificar principalmente os locais de difícil acesso, como atrás de

máquinas de lavar, calhas, telhados, recipientes de água do descongelamento atrás das geladeiras e ralos abertos. Bebedouros de animais e bandejas de ar-condicionado também devem ser verificados constantemente.