Prefeitura realiza 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Ontem, dia 25 de março, aconteceu a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Centro Comunitário de Casa Branca. A Conferência abordou os "Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas". A terceira idade participou ativamente do evento, que discutiu e propôs as seguintes ações: medidas que garantam o direito fundamental da pessoa idosa; políticas públicas que assegurem um envelhecimento digno, sem qualquer forma de discriminação ou violência; e medidas para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa e seu controle social.

De acordo com o Prefeito, o trabalho com os idosos é extremamente importante. "Vamos continuar trabalhando com dedicação e afinco para que os serviços oferecidos à terceira idade possam ser ainda mais aperfeiçoados e valorizados", comenta.

A Conferência contou com a explanação do médico geriatra, Jean Pierre de Alencar, e da palestrante Taina Camargo de Matos. Ambos discutiram sobre os direitos dos idosos e o papel do governo no apoio ao envelhecimento saudável e prazeroso. Além disso, reforçaram a necessidade do autocuidado e da prática saudável de ações que ajudam em um envelhecimento mais feliz e com autonomia.

Ao final da Conferência, os participantes foram divididos em grupos para debaterem sobre o tema e apresentarem novas ideias.

"Eu gostei muito desse momento. É importante pra gente ter dicas de como se cuidar, de praticar exercícios e como viver de forma mais independente. Envelhecer exige muito, mas estamos prontos!", afirma uma das participantes do evento e ativa nas ações da terceira idade, Rozentina dos Santos.

O Prefeito Marco César Aga prestigiou o evento juntamente com a Diretora de Promoção Social, Gisely Ketener, a Diretora de Saúde, Fabiana Mendes Chagas, o Diretor da Divisão de Esportes (Terceira Idade) Carlos Casalli, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Marcos Ferian, e com o Presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Casa Branca, José Roberto Pedroso de Moraes.