Alistamento Militar pode ser feito pela internet

Prazo vai até 30 de junho e quem preferir pode fazer presencialmente

A Junta de Serviço Militar de Casa Branca reforça que está aberto o período de Alistamento Militar obrigatório para todos os jovens do sexo masculino que vão completar 18 anos até o fim de 2019. O prazo vai até 30 de junho.

O Alistamento Militar é uma obrigatoriedade estabelecida pela Lei Federal nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, para os cidadãos do sexo masculino, no ano em que eles forem completar 18 anos.

01) O que é o Alistamento Militar? O Alistamento Militar é um ato obrigatório a todo jovem brasileiro do sexo masculino. A inscrição deve ser realizada até 30 de junho do ano em que o cidadão completa 18 anos, via internet no endereço: www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta de Serviço Militar de Casa Branca.

02) Quais documentos são necessários para o Alistamento Militar? O cidadão deve levar os seguintes documentos originais: CPF, Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Nascimento/Casamento (ou divórcio e viúvo), Comprovante de Residência atual (energia ou água) e Comprovante de Escolaridade.

Em caso de ser naturalizado, deve apresentar a prova de naturalização ou o certificado de termo de naturalização.

03) Orientações para o Alistamento Online e Presencial:

Alistamento Online (para cidadãos que completam 18 anos em 2019):

1 - Acesse o site www.alistamento.eb.mil.br; 2 - Será direcionado à página de alistamento; 3 - Preencha o formulário informando CPF e os demais dados; 4 - Após todo o procedimento, aguarde que será informada a data de comparecimento à Junta em tempo oportuno.

Alistamento Presencial (para cidadãos que completam 18 anos em 2019 e para cidadãos que já completaram 18 anos nos anos anteriores e ainda não se alistaram):

Comparecer na Junta de Serviço Militar de Casa Branca, situada na rua São Bento, 56, Centro (próximo ao Sindicato Rural - Antigo prédio da Banda) portando os documentos acima mencionados.

De segunda a quinta-feira, das 08:30h às 11h e das 13h às 16:30h, e sexta-feira, das 08:30h às 11h.

Momentaneamente, a Junta de Serviço Militar encontra-se sem telefone de contato.

04) O que fazer se eu perder o prazo do Alistamento? O cidadão deve comparecer à Junta de Serviço Militar, pagar a multa prevista na legislação vigente e realizar o seu Alistamento Militar.

05) O que acontece se eu não me Alistar? O jovem que não se Alistar estará em débito com o Serviço Militar e ficará impedido de utilizar determinados serviços, como: ▪️Obter carteira profissional; ▪️Obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ▪️Obter o Título de Eleitor; ▪️Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; ▪️Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, dentre outros impedimentos.