Segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe começa dia 22

Começa na segunda-feira, 22 de abril, a segunda fase da Campanha Nacional da Vacina contra a Gripe, em que todos os públicos prioritários, definidos pelos Ministério da Saúde, recebem a vacina.

Em Casa Branca, a vacinação está sendo realizada no Centro de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h. No Centro de Saúde das Andorinhas, de Lagoa Branca e de Venda Branca é de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h.

Serão vacinadas pessoas maiores de 60 anos, gestantes, mães de bebês nascidos até 45 dias, crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada. A campanha vai até 31 de maio e a meta, em Casa Branca, é vacinar pelo menos 90% das pessoas que integram o público-alvo.

No dia 04 de maio haverá o “Dia D” da mobilização, um sábado em que haverá ampliação do acesso aos usuários dos públicos prioritários.

A vacina

A vacina contra a gripe aplicada nas unidades de saúde é do tipo trivalente: contém duas cepas do tipo A do Influenza e uma cepa do tipo B e protege contra os vírus H1N1, o H3N2 (ambas do Tipo A) e o influenza do tipo B Victoria.

Ocorreram duas mudanças em relação à vacina trivalente indicada do ano passado, com cepas diferentes para o H3N2 e para o a cepa do tipo B. Por isso, é essencial que as pessoas dos grupos prioritários que se imunizaram em 2018 façam nova vacina este ano.

O agente imunizante da vacina contra o Influenza leva em torno de dez dias para ter efeito.

Nesse período, há uma janela para outras ocorrências, como um outro vírus, já incubado no indivíduo, se manifestar, causando sintomas de gripe.

Prevenção

A vacina é uma das formas de prevenção do vírus Influenza. Higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavar com água e sabão, evitar aglomerações e locais fechados são outros cuidados que ajudam contra a proliferação do vírus.

A adoção da “etiqueta respiratória”, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, também contribui para a redução do risco de proliferação do vírus.

Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. Em casos de sintomas, é importante alertar para sinais e sintomas de gravidade para a busca imediata de avaliação em uma unidade de saúde.