Separação incorreta do lixo faz Casa Branca deixar de reciclar mais de 6 toneladas de materiais por

Segundo o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, 45% do lixo enviado ao aterro sanitário consiste de material reciclável misturado a orgânico, e poderia virar fonte de renda de uma cidade mais sustentável

Uma sociedade mais sustentável, com melhor aproveitamento de seus recursos e novas oportunidades de geração de renda pode ser construída com atitudes simples, mas que dependem do envolvimento de toda a população.

Diariamente, uma fonte de recurso para muitas famílias de Casa Branca vai parar no lixo: de acordo com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente , do lixo enviado todos os dias para o aterro sanitário, 45% são de materiais recicláveis misturados com resíduos orgânicos, aumentando o custo do aterro por mês. Gasto que poderia ser transformado em fonte de renda se o material fosse encaminhado corretamente via Coleta Seletiva.

Outra informação do Departamento é que 25% do lixo que vai para o aterro sanitário diariamente poderia ser transformado em adubo orgânico.

Mais do que a simples separação do lixo, promover o melhor aproveitamento dos recursos naturais e a proteção ao meio ambiente, reciclar é uma questão de geração de renda.

A educação ambiental, a fim de conscientizar a população sobre o encaminhamento desse lixo, é um dos grandes desafios do poder público e da própria sociedade, afinal, não existe sustentabilidade sem participação de cada munícipe.

É ele quem influencia o meio em que está inserido, gerando uma corrente de atitudes que pode, de fato, resultar em um impacto ambiental positivo. A administração municipal vem promovendo várias ações para melhorar a coleta seletiva na cidade.

Desde o final do ano passado, a Prefeitura está implantando a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos em todos os departamentos municipais, que também são recolhidos pela Cooperativa.

Em breve, pontos de papa pilhas e coleta de óleo de cozinha serão espalhados pela cidade.

Casa Branca possui uma Cooperativa de Reciclagem, a Coopsercab, que recolhe o material reciclável em dias alternados em todos os bairros da cidade. A Cooperativa recolhe e separa diversos materiais, tais como papelão, pet, sacolinhas, dentre outros. Uma equipe fica na rua coletando o que a população coloca para fora e a outra equipe faz o trabalho de separação na própria Cooperativa.

Estas iniciativas buscam discutir e melhorar a gestão dos resíduos sólidos, fomentar a logística dos materiais recicláveis, gerar renda para muitas famílias, além de cuidar do município e do meio ambiente.

Caso precise, contate a Coleta Seletiva pelo telefone (19) 99300-9915 (Silvana).

Legenda: fotos do aterro sanitário e fotos da Cooperativa de Reciclagem