Emergência Casa Branca: novo sistema de urgência e emergência da cidade

No final da tarde de ontem, 25 de abril, em reunião aberta à população na Câmara Municipal, o Prefeito Marco César Aga e a Diretora de Saúde, Fabiana Mendes Chagas, apresentaram o novo sistema de atendimento de urgência e emergência de Casa Branca. Com a saída da cidade do CONDERG (Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista), o município não terá mais o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas irá contar com um novo sistema que trará melhores investimentos em ambulâncias e condições de atendimento de excelência aos casa-branquenses: o Emergência Casa Branca.

De acordo com a Diretora de Saúde, o Emergência Casa Branca deverá ser implantado em breve. Com a linha de atendimento através do telefone 157, um grupo de profissionais estará atuando 24 horas. A equipe atual do SAMU continuará trabalhando no novo sistema de urgência e emergência e será formada por 10 profissionais, contando com um cardiologista e um ortopedista. Duas novas ambulâncias, uma delas de suporte avançado, já foram adquiridas. "O serviço atual do SAMU em Casa Branca é de suporte básico e não avançado. Em uma de nossas novas ambulâncias, o suporte será avançado, com uma UTI móvel. O objetivo é avançar nos serviços e oferecer um sistema de saúde mais ágil e qualificado", disse Fabiana.

O Prefeito também ressaltou que a Prefeitura não concorda com a atual gestão do CONDERG. " A saúde está em primeiro lugar. Estamos fazendo todas essas mudanças para melhorar os serviços e oferecer mais qualidade aos munícipes. A realidade é que o Consórcio não estava atendendo o nosso povo de forma correta, por isso essa decisão foi a melhor possível", afirmou.

Durante toda a apresentação, o Prefeito e a Diretora de Saúde apresentaram números, dados e fatos que embasaram a tomada de decisão e esclareceram diversas dúvidas do público presente. "Estamos preparados para atuar no novo sistema municipal de atendimento de emergência. A responsabilidade será da cidade e a população vai ver que o Emergência Casa Branca será ainda melhor. Temos uma enorme confiança e seriedade nas mudanças", finalizou a Diretora de Saúde.