Sustentabilidade e educação de mãos dadas em Casa Branca

Na última segunda-feira, 29 de abril, o prefeito Marco César Aga recebeu em seu gabinete o representante da Associação de Empresas de Defensivos Agrícolas de Casa Branca (ASACIA), Igor Magalhães, juntamente com a Diretora de Educação, Ivanilde Moreira, para formalizar a parceria para realização do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) no município. A ASACIA tem parceria com o Instituto Nacional de Embalagens Vazias, INPEV.

O PEA é uma iniciativa do Sistema Campo Limpo que tem como objetivo apoiar escolas públicas em temas transversais alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

O Programa foi criado com intuito de apoiar as instituições de ensino na complementação de conteúdos relacionados ao meio ambiente. Oportunizando aos alunos refletir sobre o que podem realizar em benefício da gestão adequada dos resíduos sólidos nos contextos em que vivem: família, escola e comunidade.

Todas as escolas municipais participarão do projeto que em 2019 trabalhará concursos de redação e desenho com o tema “Resíduos Sólidos, responsabilidade compartilhada – o aluno como protagonista”. O concurso de redação e desenho acontecerá em duas etapas: local e nacional.

As escolas da rede municipal de ensino vão receber kits pedagógicos que darão suporte para o trabalho dos professores, com as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O kit compreende o Caderno do Professor, cartaz interativo e outros materiais para apoio das atividades em salas de aula.

Para a administração municipal a parceria será de grande valor. “A educação ambiental e conscientização deve começar sedo e com certeza esta nova geração será muito mais comprometida com a sustentabilidade e com o meio ambiente”, finalizou o Prefeito.