Participe da humanização da saúde pública

Os funcionários do Departamento de Saúde já estão aptos a ensinar as danças circulares à população casa-branquense. As duas técnicas de ginástica conhecidas como Lian Gong e dança circular vão melhorar a qualidade de vida de todos que se interessarem em praticá-las. As atividades acontecerão às segundas-feiras, às 14h, na Praça do Rosário, em frente à Unidade de Saúde.

A ginástica chinesa Lian Gong envolve exercícios, coordenados com a respiração, que têm como objetivo prevenir e tratar dores e doenças. Os mesmos são executados lentamente, no ritmo de uma música específica para a realização dos movimentos.

Já a dança circular, com o grupo em círculo, segue uma coreografia e, conectados entre si, as pessoas reúnem energias em busca da harmonia e da consciência do todo.

Com as duas técnicas, os participantes praticam, dentro do ritmo de cada um, exercícios de baixo impacto, que ajudam no combate ao estresse, dores no corpo e que melhoram a qualidade de vida.

Para uma das instrutoras e enfermeira, Monise Galante, as atividades trazem inúmeros benefícios para a saúde e, além disso, não têm custo algum. "São poucos minutos de atividades, que podem trazer muita qualidade de vida a quem participa, de forma que o dia a dia se torne mais leve e prazeroso”, explica.

Lian Gong

O Lian Gong traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Para o corpo, ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos, na melhora da resistência física, do movimento das articulações, da respiração, da circulação do sangue e da energia do corpo, além da postura de forma global. Para a mente, a prática ajuda no controle das emoções, na diminuição da ansiedade e da depressão, na promoção do autocuidado, na melhora da concentração e da autoestima.

A ginástica foi criada por um médico ortopedista chinês, que uniu os conhecimentos da medicina tradicional chinesa, da medicina moderna ocidental e de antigos exercícios terapêuticos. Os exercícios são simples e devem ser executados com respiração correta e profunda, o que acalma a mente e desacelera a emoção. Cada série de exercícios tem uma indicação específica.

Danças Circulares

No trabalho com as pessoas de todas as idades, as danças circulares podem sensibilizar e socializar, resgatar valores humanos, incentivar as interações entre os grupos, promover o diálogo amoroso entre as pessoas, desenvolver o senso de organização coletiva e o senso rítmico pela música e pelo movimento corporal que ela cria, e principalmente “despertar” relacionamentos saudáveis dentro do contexto social em que vivemos.