Prefeitura de Casa Branca inicia oficina de teatro com aulas gratuitas a crianças e jovens

A Prefeitura de Casa Branca, através do Projeto PAIÊ, iniciou a oficina de teatro, que está oferecendo aulas gratuitas a crianças e jovens. O objetivo é oferecer a população acesso a arte e conhecimento teatral.

Atualmente, um grupo de 12 alunos está frequentando as aulas, mas segundo o professor Jailson Dorta o grupo não para de crescer. Neste primeiro momento, os alunos estão fazendo leituras de três textos: "Sonho de uma noite de verão" de Willian Sheakespeare, "Xandu Quaresma" de Chico de Assis e "Saltimbancos" de Chico Buarque. “Esta primeira fase, chamada de leitura branca (quando se lê o texto sem nenhuma pretensão) é o primeiro contato com o texto, sem leitura dramática). Os alunos estão bem receptivos e, em breve, vamos começar a próxima etapa, que é preparar uma apresentação”, comenta o professor.

As aulas ocorrem às quartas-feiras, das 14h às 17h, no Cine Teatro Casa Branca, para alunos de 6 a 16 anos. Os interessados devem se dirigir até ao Cine Teatro, no dia e horário da aula para fazer a inscrição.

Entenda porque o teatro é tão importante para a formação das crianças:

Muitas pessoas têm na cabeça a ideia de que só pode colocar a criança no teatro se ela tiver o sonho de ser atriz ou ator. Que a partir do momento que a criança começar a ter aulas de teatro significa que a profissão dela já está definida. Saiba que isso é mentira!! É muito importante que a criança pratique as técnicas teatrais desde pequena, para o bem do próprio futuro, seja pessoal ou profissional.

Teatro e criança são duas palavrinhas que combinam, e muito. Fazer as crianças representarem os personagens nas peças, e não apenas assistirem, traz uma série de vantagens a elas, tais como: desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, do vocabulário, do improviso, da coordenação motora, de como trabalhar em equipe. Além de melhorar a auto estima, a timidez e estimular a imaginação e a leitura.

“Por que a criança melhora em todos esses quesitos se ela só precisa da memória para decorar a fala?”. Esse é um dos questionamentos que muitas pessoas fazem. Mas saiba que além das falas e da atuação, há antes de tudo a montagem da peça, que envolve muito mais do que decorar falas. As crianças passam por todo processo que vai desde a escolha dos personagens, a montagem do cenário, do figurino, além de ser necessário saber trabalhar em equipe, já que a peça é em conjunto com outros colegas.

Para o desempenho escolar, o teatro é indispensável, já que a criança terá menos medo de fazer perguntas em sala de aula na frente dos colegas, a memória e a bagagem cultural será uma grande contribuição e as apresentações orais serão mais tranquilas e leves.

A educação da criança deve ir muito além de aprender as matérias básicas na escola, como matemática, geografia e história. É importante também que as crianças aprendam a se relacionar com os colegas, a conhecer o outro e a si mesmo. Por isso, muitas escolas estão aderindo técnicas teatrais, ou como curso obrigatório ou como extra curricular.

"Além de ser ótimo para o desenvolvimento, é bom também para que a criança aprenda brincando. Isso porque no teatro a criança se diverte, inventa, interpreta personagens diferentes e faz muitos amigos. Por essas e por outras razões, vamos estimular as mamães e os papais de plantão a colocar seus filhos no teatro. Temos certeza que elas não irão se arrepender, e muito menos os pequenos!!", finaliza o professor.