Prefeitura de Casa Branca oferece reforço escolar e revoluciona a rede municipal de ensino

Uma gestão que apoia e acompanha de perto também as dificuldades dos alunos da rede. Isso é inclusão!

A Prefeitura Casa Branca, através do Projeto PAIÊ, vem revolucionando a rede municipal de ensino, com aulas de reforço escolar para alunos que apresentam alguma dificuldade no período regular. A gestão atual apoia e acompanha de perto o rendimento escolar de todos os alunos e dificuldades apresentadas, ações que começam a dar frutos positivos e que influenciam toda a rede.

Esses avanços nas escolas municipais se deram, principalmente, devido a oferta de Educação em tempo integral, através do Projeto PAIÊ, que inclui reforço escolar para alunos que têm dificuldades em língua portuguesa e matemática e outros complementos culturais e esportivos.

O reforço escolar acontece no contraturno escolar, com aulas para um grupo menor de alunos, com uma equipe de profissionais inovadores, que trabalha com amor e dedicação, acompanhando de perto a dificuldade apresentada por cada aluno.

No caso da língua portuguesa, crianças que apresentam problemas de alfabetização, a Prefeitura de Casa Branca está utilizando também jogos pedagógicos para estimular o interesse e tornar o processo de alfabetização mais divertido.

Para a professora, Gabriela Josiane Rosa Ferrari, os jogos e as brincadeiras são a essência da criança e, utilizá-los como ferramentas no cotidiano escolar, possibilitam a produção de seu conhecimento, sua aprendizagem e seu desenvolvimento. No processo de alfabetização, o jogo garante a possibilidade da descoberta das palavras em atividade lúdica, no ambiente de aprendizagem prazeroso e motivador.

“Através da Roleta Silábica, os alunos trabalham a coordenação motora, a expansão e o aprimoramento do vocabulário, bem como a utilização correta da grafia das palavras”, concluiu a professora.

Já a professora, Vanessa Machado, utiliza rótulos de embalagens para suas aulas de reforço de Português. Segundo ela, é uma maneira de brincar de aprender ao mesmo tempo.

“As crianças chegam no reforço escolar sem disposição para a leitura e uma das maneiras de estimular o interesse delas é através da leitura de rótulos. Os rótulos são conhecidos do dia-a-dia e a forma lúdica com que são trabalhados propicia uma aprendizagem prazerosa e significativa, já que leva em consideração os interesses e conhecimentos prévios dos alunos. Isso provoca a imaginação e o envolvimento deles na elaboração de novos conhecimentos e na resolução de problemas”, conclui a professora.