Prefeitura instala mais pontos de coleta de óleo de cozinha usado

A Prefeitura de Casa Branca instalou mais ecopontos de coleta de óleo vegetal usado. Desta vez, o gabinete e o Clube Casa Branca foram os escolhidos para a instalação.

Cada unidade de ecoponto é composta por uma bombona, com capacidade para receber até 100 litros de óleo, que deve ser depositado em garrafas pet. Para a Diretora do Departamento da Divisão de Meio Ambiente, Daniela Soares, quanto mais ecopontos, menores as chances de poluição de rios e dos lençóis freáticos. “Uma gota de óleo inutiliza mil litros de água. Quando jogado no esgoto ou em qualquer outro lugar que não seja adequado, pode contaminar uma nascente. O óleo usado coletado pode virar biodiesel e ser reaproveitado”.

A coleta do óleo usado vai além da proteção do meio ambiente. “Apesar do lixo ser responsável pela maioria dos entupimentos da rede, o óleo age como uma espécie de concreto para a junção de sacolas plásticas, restos de construções, entre outros materiais que são encontrados na tubulação de esgoto. Os maiores prejudicados com o descarte do óleo no esgoto são os próprios moradores, uma vez que o líquido fica armazenado no fundo dos canos e o entupimento ocorre dentro da própria residência ou na rede de esgoto”, enfatizou.

PONTOS DE COLETA DO ÓLEO DE COZINHA USADO

- E.M.E.B. Padre Lino José Correr (Jardim Bela Vista) - E.M.E.B. CAIC - Conjunto habitacional Wladimir Pereira (Andorinhas) - Casarão Carmelina Musa (Gabinete do Prefeito) - Departamento Administrativo (Clube Casa Branca) - Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (Centro de Integração de Cultura e Eventos - CICE).

Reciclar é um ato de amor!