Buscar
  • siteprefeituracasa

Prefeitura oferece aulas gratuitas de capoeira

A Prefeitura de Casa Branca oferece aulas gratuitas de capoeira, esporte que tornou-se popular e é considerado um movimento cultural que também mistura arte-marcial e música.

As atividades oferecidas através do Projeto PAIÊ acontecem às quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h, na Escola Municipal Acácio dos Santos Pelegrini.

A capoeira traz também muitos benefícios ao corpo. Segundo especialistas, o esporte melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, aumenta o condicionamento físico e mental. Os movimentos da capoeira diminuem o estresse, a tensão e a fadiga. Além disso, a atividade ajuda a alongar o corpo e a melhorar a postura, proporcionando um alinhamento correto.

As aulas são totalmente gratuitas e a idade mínima é de sete anos. As inscrições podem ser feitas no próprio local e horário das aulas com o professor.

Quem nunca parou em uma roda de capoeira ao ouvir o som do berimbau?

Capoeira é assim. Ao som de palmas e cantos, as pessoas realizam movimentos de defesa e ataque que se confundem com passos de danças.

Conheça 8 incríveis benefícios da capoeira para crianças:

1. Liberação do estresse

Infelizmente, o estresse é um mal que acomete as crianças também, seja por problemas emocionais ou dificuldades em sua vida.

Praticar uma atividade física vai ajudar no aumento da produção e liberação dos hormônios de bem-estar e prazer, diminuindo consideravelmente o estresse. A capoeira é uma das atividades físicas mais completas que existem pois trabalha elementos físicos e emocionais.

Os elementos culturais contidos na capoeira, como a dança e a música, servem como instrumento para facilitar a liberação do estresse acumulado no corpo.

2. Maior flexibilidade e condicionamento

A capoeira é uma atividade física que utiliza praticamente todos os grupos musculares na execução dos seus movimentos.

Aliás, os seus movimentos aumentam o condicionamento cardiovascular e músculo esquelético. Quem pratica esta atividade se torna muito mais condicionado fisicamente.

3. Melhora na coordenação motora

Um dos benefícios da capoeira para crianças que podemos observar claramente está ligado à melhoria da coordenação motora.

Os movimentos da capoeira fazem uso do corpo todo: braços, mãos, pernas e pés devem combinar com os ritmos dos instrumentos tocados. Trabalhar todos esses elementos contribui para que o corpo da criança cresça muito mais coordenado.

4. Autoconfiança

Por ter trocas de golpes, o tempo inteiro ao som do berimbau e do atabaque, os jogadores precisam estar em plena atenção para que não recebam e nem façam algum golpe que machuque o adversário.

O praticante de capoeira ganha autoconfiança ao deferir os golpes contra o seu adversário e esta confiança adquirida pode ser levada para todos os outros setores de sua vida.

5. Respeito ao próximo

A capoeira surgiu com a vinda dos negros africanos para o Brasil na época da escravidão.

Constituída de golpes trocados ao som de uma música, o primeiro ensinamento que se tem com essa prática é o respeito pelo adversário.

O mais importante durante o jogo é fazer a troca dos golpes sem atingir o outro praticante.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prefeitura Municipal de Casa Branca

Rua Cel. José Júlio, 944 - Centro

PABX: 19 3671.9720

CEP: 13700-000

gabinete@casabranca.sp.gov.br

© 2020 - Prefeitura Municipal de Casa Branca