Excelente notícia: Maternidade voltará para Casa Branca

Atender as mulheres de forma integral e humanizada de acordo com as melhores recomendações científicas é um sonho para a administração atual, que está prestes a se tornar realidade, com a obra da Maternidade.

Após a conclusão da reforma e modernização do Centro Cirúrgico da Santa da Casa de Casa Branca e a retomada das cirurgias em agosto de 2018, é a vez da obra da maternidade que há dois meses voltou com força total. O setor irá contar com uma infraestrutura mais preparada e equipada para atender às necessidades do recém-nascido e seus familiares.

A nova estrutura da Maternidade começou a ser idealizada desde o início da reforma do Centro Cirúrgico há cerca de 30 meses. Entretanto, foi preciso este tempo para que, após a volta do Centro Cirúrgico e a expedição do alvará sanitário, começasse mais uma etapa de recuperação da saúde de Casa Branca.

A reforma contempla a modernização dos ambientes, colocação de piso, readequações e recuperação da estrutura física existente, inclusive de instalações elétricas e hidráulicas. Todo este projeto foi pensado de uma forma em que as futuras mamães e suas famílias aqui atendidas possam sentir-se acolhidas, confortáveis e seguras. A previsão é que a Maternidade comece a funcionar no final deste ano.

No novo espaço, as gestantes casa-branquenses poderão contar com uma assistência obstétrica humana, com incentivo ao parto normal, além do cuidado integral e personalizado. Inicialmente, estão sendo preparadas três suítes para que a gestante possa ficar acompanhada de seus familiares durante o trabalho de parto. A meta é atingir cinco suítes.

Nas suítes, as futuras mamães vão poder utilizar de banheira de hidromassagem, bola para exercícios, televisão, som ambiente e equipamentos necessários para que o bebê nasça de maneira segura, confortável, e principalmente, humanizada. Toda esta estrutura será para atender os partos normais, mas se for necessário recorrer à cesariana, a Maternidade estará preparada para a realização da cirurgia com UTI Adulto e UTI NeoNatal para a segurança das gestantes e recém-nascidos.

Segundo a Santa Casa, somente os casos de alta complexidade é que a Maternidade de Casa Branca ainda não conseguirá atender neste primeiro momento, sendo que as gestantes continuarão sendo transportadas para a cidade de Mogi Guaçu/SP.

O acompanhamento completo de Pré-natal é oferecido pela Prefeitura de Casa Branca, com a realização de exames e consultas necessários desde a descoberta da gravidez até à chegada do bebê.

Assim, o hospital representado pelos profissionais, se coloca de braços abertos para receber e preparar não só a mulher, mas cada casal que vivenciará um momento tão especial e valioso: a chegada de uma nova vida em suas famílias. “Estamos preparando para que as famílias recebam um atendimento humano, adequado, de qualidade, não só um tipo de parto ou uma postura de um profissional. Será nossa filosofia institucional”, afirmam os responsáveis pela realização de mais uma grande ação na área da saúde.

O Prefeito Municipal afirmou a importância da conclusão da reforma para a ampliação dos serviços na área da saúde materna e destacou a relevância de mais um instrumento de valorização da mulher casa-branquense e de humanização dos serviços na área. “É mais um passo que estamos dando, no sentido de buscar melhoria no atendimento à nossa população. A reabertura da Maternidade, totalmente equipada e com profissionais qualificados, mostra que estamos no caminho certo”, disse o prefeito.

“Nosso objetivo é entregar à população um serviço digno, que permitirá que as mães tenham seus filhos com segurança aqui mesmo no município. A unidade será essencialmente uma porta de entrada para as parturientes em processo de parto natural e partos cesariana. A Maternidade está sendo preparada para prestar com qualidade estes serviços", comenta.

"É uma alegria muito grande, não só para mim, mas para toda a equipe que trabalhou muito para que bebês voltem a nascer em Casa Branca”, destacou Taina Camargo, assessora da Santa Casa.