Mudanças na Farmácia Municipal

Ampliação no horário de funcionamento da unidade e aumento no número de remédios oferecidos trazem mais economia e melhor atendimento aos usuários

Entre as diversas mudanças que vêm sendo realizadas na área da Saúde Pública de Casa Branca, o sistema de funcionamento da Farmácia Municipal têm sido um dos pontos altos da pasta.

O setor atende cerca de 600 receitas médicas diariamente. Centenas de pacientes conseguem garantir seus tratamentos através do setor. E para facilitar a vida do usuário do serviço de Casa Branca, a Prefeitura estendeu o horário de funcionamento da unidade em mais duas horas, passando a atender das 7h às 19h. Conforme explica Aniele Pimenta, responsável técnica da Farmácia Municipal, a unidade passou a ofertar mais medicamentos que os preconizados pelo Ministério da Saúde e pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.

Segundo a técnica, além da padronização que o município segue da CIR Rio Pardo, o município oferta outros medicamentos que são essenciais para o tratamento de idosos. “São medicamentos que não são obrigatórios do município oferecer, mas são medicamentos importantes para a saúde dos idosos. Por isso o município por decisão da atual administração passou a oferecer. Temos a informação que somos o único município da região que tem feito isso”, afirma a técnica ao salientar que além desses, a farmácia ainda oferta medicamentos controlados, medicamentos para tratamento de Cardiologia, Endocrinologia, entre outras áreas, além de medicamentos para Oftalmologia.

O esforço do município para atender os pacientes tem sido uma das marcas da atual administração. Só para se ter uma ideia da dimensão do trabalho realizado, no dia 24 de junho o município entregou na Farmácia durante todo o horário de funcionamento do dia 22 mil comprimidos. A Prefeitura gasta cerca de R$ 2 milhões por ano com medicamentos.

“Sabemos que na maioria das vezes a população de baixa renda não tem recursos para comprar medicamentos essenciais para tratar da saúde de seus familiares. Entendemos ser uma necessidade básica fundamental e por isso queremos oferecer facilidade e o melhor atendimento em nossa Farmácia Municipal a fim de garantir o tratamento e a tranquilidade de nossos pacientes “, afirma o gestor municipal.