Campeonato Brasileiro de Paramotor e Paratrike vai colorir o céu de Casa Branca

Toda a população está convidada e a entrada é franca

Entre os dias 10 e 14 de julho, Casa Branca será a capital nacional do paramotor e paratrike. As disputas, que acontecem no Aeroporto da cidade, irão receber mais de 40 pilotos de vários estados brasileiros. Além de impulsionar o esporte, o campeonato tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e turístico do município.

De acordo com o Diretor de Eventos da CBPM (Confederação Brasileira de Paramotores) e Diretor Geral do Evento, Sergio Kawakami (China), a escolha da Capital Estadual da Jabuticaba não poderia ter sido melhor. "A Prefeitura está nos apoiando desde o início. Realizamos diversas análises do espaçoe Casa Branca tem a melhor localização e espaço para um evento deste porte. Além disso, a cidade possui uma estrutura adequada, com hoteis, restaurantes e muitas outras coisas. O evento será um enorme sucesso!", comenta.

A Prefeitura espera um grande evento. "O campeonato confirma a transformação da cidade em um importante polo aerodesporto do Brasil. Isso contribui com o desenvolvimento de Casa Branca em todos os sentidos: cultural, social e econômico. Já somos referência na região e estamos conquistando reconhecimento no país inteiro. Toda a população está convidada", afirma o gestor municipal.

PROGRAMAÇÃO

✔️10/07 - quarta-feira - 14h - Cerimônia de Abertura na Praça da Matriz, com apresentação dos pilotos participantes junto com crianças e atletas da Terceira Idade casa-branquense

✔️11/07, 12/07 e 13/07 - das 06h às 18h - Realização das Provas

✔️11/07 e 13/07 - às 15h - Workshop e concurso de desenhos e pinturas no hangar do Aeroporto. O tema será "Aerodesporto: o início e o futuro da aviação". Tragam seus lápis de cor, canetas e papel

✔️14/07 - domingo - das 06h às 18h - Finalização das provas e análise de pontuações

✔️14/07 - às 14h - Premiação final e encerramento do evento

Além disso, o evento contará com uma exposição de fotos de materiais aéreos e pessoas que marcaram a história.

A programação poderá mudar em casos de alterações climáticas.

O ESPORTE

Desligar da correria do dia a dia, sensação de liberdade e paisagens surpreendentes. Esses são alguns dos atrativos que o voo de paramotor e paratrike proporciona aos seus praticantes, que estão cada vez mais presentes no céu brasileiro.

O paramotor é um esporte democrático, pessoas de todas as idades podem praticar. Mas antes de querer sair voando por aí, é preciso fazer um curso de capacitação e tirar a habilitação. O aluno tem que passar por aulas práticas e teóricas. Além de aprender e conhecer mais a fundo o equipamento que ele vai voar, ele também tem aulas de meteorologia e mecânica, por exemplo. Para receber a habilitação é necessário ainda que o aluno faça 30 decolagens e 15 horas de voos assistidas.

O paramotor é composto basicamente de duas partes: motor e vela (ou asa). A prática é considerada muito segura, mas assim como qualquer outra atividade é necessário ter atenção e o piloto deve tomar todas as precauções de voo como respeitar os locais, condições climáticas e checar os equipamentos.

É um esporte aéreo muito interessante, pois além da dificuldade na manutenção e atenção nos motores, combustão perfeita, combustível correto, habilidade na decolagem e pouso, além do voo, a coisa não fica só por isso, tem que ter muito planejamento, conhecer bem o consumo do seu motor. Além disso, é preciso levar em conta temperatura, altura, densidade do ar, além da velocidade e direção do vento, pois são fatores muito importantes para o voo.

CONHEÇA MAIS SOBRE AS PROVAS

As provas mais utilizadas são: Navegação, Consumo e Habilidade/Precisão. Para voar, os parapentes necessitam de uma velocidade de vento que supere os 20 km/h dependendo do tipo de vela. Esta velocidade se consegue graças ao vento que se gera ao correr nas costas.

✔️Navegação: prova em que o piloto tem que conhecer todas as características de seu equipamento, tais como velocidade do Parapente e consumo do Paramotor, já que são fatores importantes para navegação em diversos pontos a serem escolhidos e percorridos no mapa em um tempo pré estabelecido e entregue ao Juiz da Prova antes da decolagem. Pura navegação e interpretação de mapa e paisagem durante o vôo.

✔️Consumo: um reservatório com 3 litros de combustível é colocado no Paramotor e com ele o piloto terá que voar a um ponto determinado pelo Juiz da Prova e, a partir dele, percorrer a maior distância possível e retornar. Após feito esse percurso, o piloto irá para o segundo ponto preestabelecido e fazer o mais semelhante possível o voo e retornar para área de decolagem. A partir da comparação dos voos terá o campeão da prova. Perde pontos: pouso fora da área de decolagem.

✔️Habilidade e Precisão: Slalon Japônes e Trébol, circuito onde o piloto tem que tocar em hastes suspensos com os pés e contornar outros o mais rápido possível.

EVENTO OFICIAL

O Jabuticaba Rock Festival é o evento oficial da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Paramotor e Paratrike. O evento será realizado com dia 13 de julho, a partir das 16h, na Fazenda Quinta das Duas Barras.Um Tributo ao Queen e muita música boa prometem agitar Casa Branca.

O local é repleto de uma beleza natural única e exuberante!

Ingressos: direto com José Carlos Nogueira ou na Sorveteria do Mané.