Abondono de animais: um crime silencioso

Os casos de abandono de animais constituem-se em um grave problema, causando prejuízos para a ecologia, economia, saúde pública e bem-estar. Assim como muitos animais são amados por seus tutores, outros são simplesmente descartados como mercadorias sem valor. Os animais errantes podem sofrer de fome, desnutrição, parasitas, doenças, envenenamento e outras formas de abuso.

Segundo o Departamento de Meio Ambiente de Casa Branca, o abandono de animais na cidade é uma realidade comum no dia a dia. Os "descartes" acontecem também em praças, estradas, portas de pet shops e na porta do abrigo. Mensalmente, cerca de 30 animais são resgatados e levados para o abrigo da APAN, que possui uma parceria com a Prefeitura.

Os cães com maior risco de abandono são aqueles com problemas comportamentais, obtidos de abrigos ou a baixo custo, com idade igual ou superior a seis meses, não castrados e também os que não frequentaram cursos de obediência (adestramento).

Vale lembrar que o abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). O abandonador está sujeito a uma pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa. Apesar disso, pode-se afirmar que na maioria das vezes quem pratica esse crime acaba impune, pelo abandono de animais ser um crime silencioso.

Quando um animal é abandonado, ele tem de lidar com a tristeza de ser deixado por um dono que amava, fica sozinho e perdido. Com o passar dos dias vem a fome, o frio e as doenças. Para piorar, fica à mercê daqueles que se dizem seres humanos, mas que cometem abusos e agressões contra esse animal.

Não deixe seu amigo para trás. Não escolha o sofrimento alheio. Eles amam e retribuem esse amor. Não abandone, ame!

Se você ver ou souber de algum caso de abandono, denuncie através do telefone 3671-9770 (ramal 1) ou faça um Boletim de Ocorrência.