Incêndio no Horto é um alerta

No final da tarde de ontem, 19 de agosto, o Horto Florestal de Casa Branca foi atingido por um incêndio.

A Defesa Civil e o DSM (Departamento de Serviços Municipais) foram acionados e estiveram no local para controlar o fogo. Dois caminhões pipas foram deslocados e trabalharam na área para tentar diminuir os prejuizos ambientais causados pelas labaredas.

Há mais de dois anos a administração municipal solicita ao Governo do Estado a concessão da área para que ações preventivas e de melhorias sejam efetuadas no local. No início deste mês, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo estiveram no Horto para avaliar e dar continuidade aos trâmites legais para transferir à Casa Branca a concessão total ou parcial da área.

A equipe da Prefeitura trabalhará no local até que o incêndio esteja totalmente controlado e espera poder em breve promover ações preventivas para evitar que novos incêndios ocorram no local, mas para que isso seja possível, é preciso ter a concessão do Horto Florestal de Casa Branca, que atualmente pertence ao governo do Estado. O objetivo da concessão é justamente preservar o local e conter esses prejuízos ambientais quando este tipo de ação acontece, além de ter o controle e realizar a fiscalização necessária.

A Prefeitura está e vai continuar lutando para que isso aconteça. Só assim conseguiremos cuidar do local de forma correta e com devido respeito à natureza.