Cuidados contra a dengue devem ser reforçados no verão

De janeiro até ontem, 18, foram confirmados 448 casos em Casa Branca

O verão, uma das estações mais esperadas do ano, costuma ser sinônimo de diversão. No entanto, trata-se de um período que requer cuidados em decorrência da chuva irregular e temperatura alta. A cidade registrou 448 casos confirmados de janeiro até ontem, 18.

Para garantir a saúde pública do município, a equipe de Vigilância Epidemiológica executa um trabalho continuado, que consiste em visitas domiciliares por parte dos agentes, nas quais são colocadas em práticas as atitudes cabíveis.

Na época de calor intenso, a transmissão pode ocorrer com maior intensidade. É quando o desenvolvimento do mosquito é mais rápido, assim como a transmissão. Os ovos podem permanecer grudados nos recipientes por 450 dias. Nos seres humanos, a permanência do vírus incubado pode durar de três a quinze dias.

Os cuidados devem ser redobrados:

- Usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas; lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão - Guardar pneus em lugares cobertos - Desobstruir as calhas, visando o não entupimento das mesmas - Limpar os ralos de água pluvial - Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana e quando for trocar a água - Fechar qualquer espaço existente nas lavanderias usadas como tanque - Retirar entulhos: desde brinquedos abandonados no quintal até capacetes de motos descartados de maneira irresponsável

Toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo deve procurar a Unidade de Saúde.

Ação sim. Dengue não. Faça a sua parte!

0 visualização0 comentário