Prefeitura realiza encontros temáticos para realização do Plano Diretor de Turismo

A Prefeitura iniciou a elaboração do Plano Diretor de Turismo. O objetivo vai ao encontro da estratégia da administração atual que é tratar o turismo como uma importante atividade econômica da Capital Estadual da Jabuticaba e uma ferramenta de geração de empregos no município.

Além disso, é um passo fundamental para que a gestão municipal se cadastre em programas do governo estadual e federal que repassam recursos para cidades que são consideradas de interesse turístico, o MIT (Município de Interesse Turístico).

A primeira ação foi a realização de encontros temáticos abertos a vários setores da sociedade como: a equipe do Governo Municipal, participantes do Festival Gastronômico da Jabuticaba, Setores A e B de alimentos e bebidas, atrativos urbanos, atrativos rurais, eventos turísticos, Conselho de Desenvolvimento Econômico, Conselho de Patrimônio Histórico, Prestadores de Serviços Turísticos, comércio em geral, proprietários de imóveis históricos, membros do Legislativo Municipal e população.

Várias temas e ideias foram apresentadas durante os encontros temáticos e servirão como diretrizes para a elaboração do Plano Diretor. Segundo a Diretora de Turismo, outros encontros acontecerão para discussão e troca de informações. “É muito importantes este debate inicial para que no final do trabalho possamos ter em mãos um importante instrumento de desenvolvimento turístico, em nossa cidade, elaborado parceria do poder público com a sociedade”.

O plano visa estabelecer uma relação do setor de turismo com os aspectos ambientais, culturais, sociais e de preservação do patrimônio material e imaterial da cidade, assim como incentivar a interação sustentável com a atividade turística. E o turismo já faz parte do dia a dia de Casa Branca.

A gestão atual criou o Festival Gastronômico da Jabuticaba e lançou o Roteiro Histórico e Cultural, iniciativas que vem conquistando turistas e visitantes de diversos locais, e em breve, irá lançar o Roteiro Rural, destacando os principais pontos com belezas naturais do município.

“O Plano Diretor de Turismo representa do futuro de Casa Branca, considerando seus aspectos mais significativos nesta área. Temos um grande potencial ainda a ser explorado e o objetivo é fazer com que isso seja concretizado por meio de políticas públicas que olham esse setor com afinco”, comentou o Prefeito.

Outra estratégia que já vem sendo feita é a realização de programas de formação de mão de obra para o turismo casa-branquense, como a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural e a contratação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) para cursos específicos.

Casa Branca tem pressa e o turismo está fazendo com que a cidade cresça ainda mais!

1 visualização0 comentário