Inclusão escolar: uma realidade na Rede Municipal de Ensino de Casa Branca

A rede municipal de ensino de Casa Branca desenvolve o Atendimento Educacional Especializado (AEE), através do Centro de Referência em Atendimento Educacional Especializado (CREFAEE).

O CREFAEE foi implantado em 2017, pela atual administração, com a finalidade de ampliar a oferta do atendimento educacional especializado no município, sobretudo para crianças que possuem deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, dentro de uma política séria de inclusão social.

No local, salas foram preparadas para que os alunos com deficiência tenham um aprendizado adequado, num ambiente aconchegante e interativo. Além do local apropriado, atendimentos semanais são feitos por um professor pedagogo especializado em Educação Especial.

O que é AEE e quais seus objetivos?

O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da Educação Especial para atender aos alunos que possuem necessidades educacionais especiais durante sua vida escolar. Um dos objetivos é eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Seus professores produzem materiais didáticos e pedagógicos e fazem adequações aos mesmos. O AEE deve se articular com a proposta da escola. Não substitui o ensino regular.