Primeira reunião da Associação dos Produtores de Jabuticaba e Derivados de Casa Branca acontece hoje

Hoje, 28, às 16h, por iniciativa da Prefeitura, acontecerá a primeira reunião da Associação dos Produtores de Jabuticaba e Derivados de Casa Branca (APDJCB). Para dar mais visiblidade nacional e valorizar os produtos derivados da jabuticaba, Casa Branca dá o primeiro passo para conquistar o selo oficial com certificado de procedência de seus produtos.

Esta certificação exige alguns passos e a criação da associação é o primeiro deles. Nesta associação, produtores de licor, geleia, cachaça, doces, etc, irão se reunir para discutir e criar boas práticas de fabricação e legalização sanitária.

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é a instituição que concede o registros e emite a certificação. Existem duas espécies de Indicação Geográfica. A primeira é a Indicação de Procedência (IP) e segunda é Denominação de Origem (DO). A indicação de Procedência está relacionada ao nome da cidade que ganhou fama com o produto e/ou fabricação de determinados produtos. Já a Denominação de Origem apresenta o nome do local cujo produto possui qualidades ou características exclusivas ao meio geográfico.

De acordo com o prefeito, a certificação irá valorizar a cidade e fomentar emprego e renda. "Vamos lutar para conquistar este selo. Se tudo der certo, os produtores de jabuticaba poderão comercializar receitas normalizadas, que levarão no rótulo o carimbo federal", afirma.

Para isso, a Prefeitura vai seguir alguns trâmites, destacando as características da fruta casa-branquense, a importância cultural e histórica que a mesma tem para o município.

"A jabuticaba já é referência para a população de Casa Branca e de vários lugares do país. A comprovação popular é inegável, assim como a sua importância histórica. Já temos o Festival Gastronômico da Jabuticaba e, se conquistarmos este certificado, o reconhecimento será ainda maior", finaliza o prefeito.