Buscar
  • siteprefeituracasa

Casa Branca dá o primeiro passo para a criação da Associação dos Produtores de Jabuticaba e Derivado

Por iniciativa da Prefeitura, foi realizada ontem, 28, a primeira reunião para a formação de uma comissão que irá organizar a criação da Associação dos Produtores de Jabuticaba e Derivados de Casa Branca. O encontro foi bastante produtivo e contou com a presença de representantes dos produtores da jabuticaba fruta in natura e representantes dos derivados. Este já é um importante passo para a conquista da certificação.

Conheça os membros da Comissão:

✔️Agnaldo Inácio - Representante dos Derivados de Jabuticaba ✔️Amyra Iken - Representante dos Derivados de Jabuticaba ✔️Carmem Contin - Representante dos Cosméticos ✔️José Carlos Nogueira (Zé Diaulas) - Representante das Plantas ✔️Karine Padro - Representante dos Derivados de Jabuticaba ✔️Neusa Fagan - Representantes dos Produtores de Jabuticaba ✔️Paulo Borzani - Representante dos Derivados de Jabuticaba

CERTIFICADO DE PROCEDÊNCIA

Para dar mais visiblidade nacional e valorizar os produtos derivados da jabuticaba, Casa Branca dá o primeiro passo para conquistar o selo oficial com certificado de procedência de seus produtos. Esta certificação exige alguns passos e a criação da associação é o primeiro deles. Nesta associação, produtores de licor, geleia, cachaça, doces, etc, irão se reunir para discutir e criar boas práticas de fabricação e legalização sanitária.

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é a instituição que concede o registros e emite a certificação. Existem duas espécies de Indicação Geográfica. A primeira é a Indicação de Procedência (IP) e segunda é Denominação de Origem (DO). A indicação de Procedência está relacionada ao nome da cidade que ganhou fama com o produto e/ou fabricação de determinados produtos. Já a Denominação de Origem apresenta o nome do local cujo produto possui qualidades ou características exclusivas ao meio geográfico.

Para isso, a Prefeitura vai seguir alguns trâmites, destacando as características da fruta casa-branquense, a importância cultural e histórica que a mesma tem para o município.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prefeitura Municipal de Casa Branca

Rua Cel. José Júlio, 944 - Centro

PABX: 19 3671.9720

CEP: 13700-000

gabinete@casabranca.sp.gov.br

© 2020 - Prefeitura Municipal de Casa Branca