Cuidados contra a dengue devem ser reforçados no verão

O verão, uma das estações mais esperadas do ano, costuma ser sinônimo de diversão. No entanto, trata-se de um período que requer cuidados em decorrência da chuva irregular e temperatura alta.

Para garantir a saúde pública do município, a equipe de Endemias executa um trabalho constante, que consiste em visitas domiciliares por parte dos agentes, nas quais são colocadas em práticas as atitudes cabíveis.

Na época de calor intenso, a transmissão pode ocorrer com maior intensidade. É quando o desenvolvimento do mosquito é mais rápido, assim como a transmissão. Os ovos podem permanecer grudados nos recipientes por 450 dias. Nos seres humanos, a permanência do vírus incubado pode durar de três a quinze dias.

Os cuidados devem ser redobrados:

-Usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas; lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão - Guardar pneus em lugares cobertos - Desobstruir as calhas, visando o não entupimento das mesmas - Limpar os ralos de água pluvial - Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana e quando for trocar a água - Fechar qualquer espaço existente nas lavanderias usadas como tanque - Retirar entulhos: desde brinquedos abandonados no quintal até capacetes de motos descartados de maneira irresponsável

Toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo deve procurar a Unidade de Saúde.

Ação sim. Dengue não. Faça a sua parte!

VENENO ESTÁ EM FALTA NO BRASIL

O veneno para combater o mosquito Aedes Aegypti, que é utilizado na nebulização e fumacê, está em falta no Brasil. O Ministério da Saúde não possui em estoque e não há previsão de disponibilidade.