Prefeitura retira murtas da Praça em frente à Escola Técnica Industrial

Hoje, a Prefeitura iniciou a remoção de murtas na Praça em frente à Escola Tácnica Industrial. O objetivo é prevenir o greening, uma doença que ataca os pomares de laranja e causa queda na produção. Todas as murtas da cidade estão sendo substituídas por outras variedades ornamentais e frutíferas.

Além disso, a Praça em frente à escola faz parte do programa ‘Adote uma Praça’, que foi criado para que empresários possam adotar espaços públicos como praças, canteiros e afins. O primeiro Termo de Parceria para o desenvolvimento do projeto foi assinado a ETEC, que já está cuidando do local.

Ao todo, foram plantadas mais de 400 árvores em toda a cidade no último mês.

PROGRAMA 'ADOTE UMA PRAÇA'

O objetivo é que os adotantes comprometam-se a manter as áreas verdes limpas, conservadas em perfeitas condições de uso para a comunidade, mantendo os locais mais atrativos e conservados em torno dos estabelecimentos.

O projeto também permite que empresas possam cuidar da conservação de áreas públicas do município com serviços de manutenção e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas. Caberá à Prefeitura a responsabilidade de gerenciar o programa, como também, acompanhar o desenvolvimento da execução, além de disponibilizar as áreas públicas para a adoção e oferecer suporte técnico e paisagístico ao adotante.

SAIBA MAIS SOBRE AS MURTAS

Casa Branca está substituindo cerca de 2 mil pés de murta, que é uma árvore ornamental, por outros variedades ornamentais e frutíferas. A planta hospeda o psilídeo, que é o inseto que transmite a bactéria causadora da doença.

De acordo com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, a cidade tem uma lei proibindo a murta na cidade e a união da administração municipal e do setor produtivo da laranja tem sido essencial para a substituição da espécie.

A cada duas mudas de frutíferas ou ornamentais, a Prefeitura retira uma murta da cidade.