Em época de coronavírus, não se esqueça da dengue

De janeiro até o momento, são 256 casos positivos e 214 notificações

O Departamento de Saúde fez um alerta à população de Casa Branca para o risco de crescimento dos casos de dengue neste ano na cidade. Dados atualizados mostram que, de janeiro até a data de hoje, 17 de março, foram notificados e estão sendo investigadas 214 pessoas com suspeita da doença e 256 casos confirmados de dengue na cidade.

Com o crescente aumento dos casos confirmados e várias cidades da região decretando epidemia, o objetivo é aumentar a conscientização para o combate à doença.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, 80% dos focos do mosquito continuam sendo encontrados nas residências e a conscientização e colaboração da população no combate à doença, vistoriando suas residências, semanalmente, e eliminando focos de água parada é fundamental.

“A estiagem das chuvas e o aumento da temperatura são fatores favoráveis para proliferação dos criadouros do Aedes aegypti. Casa Branca teve dois anos, 2017 e 2018, muito bons com relação a casos de dengue, o ano de 2019 não foi bom, com cerca de 200 casos. Infelizmente, a perspectiva para 2020, se observamos as cidades da região que decretaram epidemia, é que seja um ano ruim em relação ao número de casos de dengue. Se trabalharmos muito bem, conseguiremos evitar, mas se não houver a ajuda da população, poderemos ter um ano pior que 2019”, alertou a Coordenadora.

AÇÕES

O Departamento de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças, que são desenvolvidas na cidade durante todo o ano e está trabalhando além do fluxo normal para combater a proliferação do mosquito.

Ações desenvolvidas durante todo o ano pela Equipe de Endemias espalhadas pela cidade consistem em visitas diárias em residências, comércios, identificação de focos (água parada e objetos potenciais) positivos para proliferação do mosquito transmissor da doença, orientações à população e ações educativas em escolas.

A Prefeitura ainda realiza mutirões de limpeza através dos Programas Bairros em Ordem e Cata Treco. Entretanto, os Agentes da Equipe de Endemias encontram frequentemente focos positivos do mosquito.

Faça a sua parte. Dengue mata.