Semana do Meio Ambiente: Casa Branca é sustentabilidade

As ações da Prefeitura no contexto ambiental se destacam quando o assunto é a atuação do poder público na promoção da sustentabilidade. Há um ano, a Prefeitura implantou a Agenda Municipal de Sustentabilidade, que contém iniciativas em várias frentes de forma integrada e que colaboram para uma cidade mais verde e ecologicamente correta.

Educação ambiental, arborização, iluminação em LED, reflorestamento de áreas degradadas, reciclagem e coleta seletiva estão entre as ações ambientais promovidas pela administração municipal. A Prefeitura aguarda a assinatura de concessão do Horto Florestal, mais uma importante ação ambiental.

O objetivo da municipalidade é realizar ações que promovam a preservação ambiental, de forma que o trabalho não seja somente no contexto ecológico, mas que una os três pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico.

“Temos feito um grande trabalho, focando na educação ambiental e com intervenções que incentivem a população a colaborar com os cuidados da cidade, que nos ajudem a deixar Casa Branca Mais Verde, Mais Sustentável”, afirma o Prefeito.

Confira as ações que a Prefeitura desenvolve através da Agenda Municipal de Sustentabilidade:

PROJETO RECICLA CASA BRANCA A Prefeitura realiza coleta seletiva de resíduos sólidos nos departamentos municipais. A entrega do material para a coleta seletiva é feita por uma artista fantasiada com o objetivo de conscientizar os funcionários, de forma divertida e animada, sobre a importância de separar o lixo e promover a reciclagem. A ação sustentável contribui para o uso racional de recursos naturais, estimula a reciclagem, reduz a quantidade de resíduos nos aterros sanitários e contribui com o bem público.

COOPERATIVA DE RECICLAGEM - COOPERCAB A coleta seletiva também já acontece na cidade e é feita em dias alternados pela Cooperativa de Reciclagem, a Coopercab. A Cooperativa recolhe e separa diversos materiais tais como papelão, pet, sacolinhas, entre outros. Uma equipe fica na rua coletando o que a população coloca para fora e a outra equipe faz o trabalho de separação na própria Cooperativa.

PROGRAMA DE RECICLAGEM DE PILHA E BATERIAS - PAPA PILHA A reciclagem de pilhas e baterias consegue recuperar quase 100% do material. O primeiro passo para que essas pilhas e baterias passem pelo processo de reciclagem é embalá-las corretamente - basta usar um plástico resistente, que faz com que os itens fiquem protegidos contra a umidade - e destiná-las nos locais corretos.

PROGRAMA DE RECICLAGEM DE ÓLEO USADO Eco pontos foram colocados em diversos locais da cidade, de forma a reciclar o óleo de cozinha usado na distribuição de bombonas. O óleo mal descartado pode acarretar em entupimentos e desgaste do encanamento (tanto residencial, quanto municipal). Além disso, quando despejado na natureza, a substância, por não se misturar com a água, fica espalhado na superfície dos rios, contaminando e prejudicando a vida nesses ambientes.

PROGRAMA DE RECICLAGEM DE ELETROELETRÔNICOS Todos aqueles aparelhos danificados ou velhos demais para serem usados, e que acabavam indo para a lata do lixo junto com outros materiais, agora têm um destino melhor, a reciclagem. O reaproveitamento de materiais pela reciclagem do lixo eletrônico é capaz de dar um novo destino para o plástico utilizado principalmente em carcaças de computadores, monitores e aparelhos de TV, ou para os componentes eletrônicos que podem conter metais, como o cobre e ouro.

INSTALAÇÃO DE LIXEIRAS Cerca de 600 lixeiras foram instaladas na cidade, de forma a incentivar que lugar de LIXO é no LIXO.

CASA BRANCA MAIS VERDE Replantio de mudas de árvores em locais onde árvores foram retiradas. A Prefeitura plantou mudas em Praças e Escolas durante o ano. A Prefeitura efetuou ainda o plantio e cuidados com os Resedás da Rua da Estação.

RECUPERAÇÃO DE MANANCIAIS Centenas de mudas foram plantadas em áreas de mananciais. Um área de 3.000 m² recebeu a cobertura florestal. O programa, que tem como objetivo reflorestar áreas degradadas para ajudar a recuperar mananciais de águas e o lençol freático do município com plantas e árvores nativas de cada região, será realizado em todas as áreas de APP. A ação de recuperação ambiental contribui para promover a oferta de água, em qualidade e quantidade, para as atuais e futuras gerações de Casa Branca.

JABUTICABEIRAS Plantio de Jabuticabeiras em Praças, na entrada da cidade e no CICE.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL Durante o ano de 2019, o Departamento do Meio Ambiente realizou várias palestras educativas nas escolas de Casa Branca.

ENCERRAMENTO DO ATERRO SANITÁRIO O Plano de Encerramento do Aterro Sanitário foi concluído. A documentação está na Cetesb.

BEBEDOUROS DE ÁGUA Substituição dos galões de água por bebedouros com filtro de carvão, nos departamentos municipais.

TERCEIRIZAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Instalação de novo aterro sanitário privado na cidade, licenciado pela Cetesb, que garante o tratamento de resíduos na cidade por 30 anos.

Casa Branca Mais Verde e Mais Sustentável!