Bares, restaurantes e lanchonetes abrem em Casa Branca

O prefeito de Casa Branca determina as regras para reabertura de restaurantes, bares e lanchonetes, a partir de segunda-feira (13). "Apesar da flexibilização, a quarentena não acabou. Ainda não ganhamos essa guerra. É preciso que os comerciantes garantam a segurança de seus clientes e cumpram as regras estabelecidas”, comenta.

Confira, a seguir, as adequações que bares, restaurantes e lanchonetes precisarão fazer para voltar a funcionar.

- Horário de funcionamento Seis horas diárias, podendo ser contínuas ou alternadas.

- Clientes Limitados a 40% da capacidade e com uso obrigatório de máscaras.

- Distanciamento social As normas recomendam reservas de assentos, para evitar aglomerações. Estabelecimentos do tipo self service devem estabelecer funcionários específicos para servir os clientes, mantendo o máximo de distanciamento possível.

- Higiene É obrigatório que todos os estabelecimentos disponibilizem álcool gel para todos os clientes.

- Filas Marcação no piso para filas e evitar aglomeração.

- Cuidados com funcionários Os estabelecimentos devem fornecer aos funcionários Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os mesmos devem checar a temperatura diariamente. Os funcionários que apresentarem sintomas de gripe precisarão ser afastados e procurar atendimento médico.

Para a Prefeitura, o isolamento social é chave nesse processo de controle da doença, lembrando que o momento é de cautela e essa situação em Casa Branca só vai se garantir com a cooperação da população.