• talitasalles28

Número de beneficiários do Bolsa Família em Casa Branca cresce cerca de 4%

Em janeiro, o número de beneficiários do Bolsa Família em Casa Branca cresceu 4,1% em relação ao mês de dezembro de 2020, ou seja, de 2.315 famílias beneficiárias agora são 2.411, totalizando um volume de recursos mensais de R$ 250.775,00 na economia da cidade.

De acordo com o Departamento de Promoção Social, ocorreu em virtude de o município ter aprimorado a gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), através de inovações adotadas para alcançar famílias com dados desatualizados.

O ingresso dos novos beneficiários é resultado das ações feitas pela Prefeitura, como o trabalho de atualização e da descentralização do Cadastro Único (CadÚnico), do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e as ações de busca ativa. O CRAS oferece atendimento também aos distritos de Lagoa e Venda Branca.

Para a diretora de Promoção Social, Fabiana Mendes Chagas, o ingresso de quase 100 famílias no último mês indica que Casa Branca ainda tinha um grande número de famílias com perfil para ingresso no programa, mas não eram alcançadas pela Prefeitura.

“Eram famílias ‘invisíveis’ para o poder público e para grande parte da sociedade civil organizada. Elas só estão sendo incluídas agora por causa do aprimoramento do Cadastro Único”, comenta.

A diretora reforça o papel da Prefeitura de ir atrás das famílias que têm o direito de receber os benefícios do programa. “É importante que fique claro que as famílias precisam fazer a revisão cadastral a cada dois anos, além da contrapartida de manter as crianças na escola e a carteira de vacinação em dia”, frisou.

Salienta ainda que, assim como muitas famílias foram inseridas nos últimos meses, outras foram desligadas porque superaram a condição de vulnerabilidade por renda. “O aperfeiçoamento do cadastro também leva a esses desligamentos, que apontam que as famílias saíram da condição de insuficiência de renda. Esse é o objetivo do programa”, concluiu.

0 visualização0 comentário