• talitasalles28

Prefeitura faz busca ativa para capturar escorpiões

Nesta época de calor e chuvas aumenta a ocorrência de escorpiões que invadem casas e quintais, tanto na área urbana, quando na zona rural em busca de abrigo. Em Casa Branca, a Prefeitura está intensificando neste período, a busca ativa aos escorpiões. Na última semana, a equipe de Endemias esteve realizando a ação do Bairro Industrial.

A operação passa de casa em casa para alertar e orientar os moradores sobre os cuidados que devem ter para evitar a proliferação de escorpiões e outros animais peçonhentos. A equipe vistoria os quintais das residências que possuem entulhos de construção, ou acúmulo de qualquer tipo de lixo, como folhas e galhadas.

Segundo a equipe de Endemias, é necessário controlar a população de escorpiões pelo risco que representam para a saúde humana, já que a erradicação dessas espécies não é possível e nem viável.

INSETICIDAS NÃO SÃO EFICIENTES

A população cobra das autoridades de saúde o uso de inseticidas, porém, nenhum inseticida funciona com eficácia para matar ou repelir escorpiões por meio de pulverização ambiental e controlada, pois o hábito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, além da sensibilidade em perceber áreas com veneno, torna o tratamento químico ineficaz.

O que também mantém os escorpiões resistentes aos venenos é o fato de possuírem o hábito de permanecer em longos períodos em abrigos naturais ou artificiais que impedem que o inseticida penetre no local.

Outra característica do escorpião é que esse tipo de animal possui capacidade de permanecer com seus estigmas pulmonares fechados por um longo período.

O QUE A POPULAÇÃO PODE FAZER PARA CONTROLAR A OCORRÊNCIA DE ESCORPIÕES?

As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na retirada/coleta dos escorpiões por meio dos profissionais da saúde e modificação das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação destes animais.

Na área externa do domicílio

Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar

Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios; Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis; Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados; Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade, etc; Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado; Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos (galinhas não são eficazes agentes controladores de escorpiões); Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões; Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros; Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões; Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

Na área interna

Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas; Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha; Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas; Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques; Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados; Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados. Examinar roupas (inclusive as de cama), calçados, toalhas de banho e de rosto, panos de chão e tapetes, antes do usar; Usar luvas de raspa de couro ou similar e calçados fechados durante o manuseio de materiais de construção, transporte de lenha, madeira e pedras em geral; Manter berços e camas afastados, no mínimo 10 cm, das paredes e evitar que mosquiteiros e roupas de cama esbarrem no chão; Tomar cuidado especial ao encostar-se a locais escuros e úmidos e com presença de baratas.

Observação: em áreas rurais, a preparação do solo para plantio pode promover o desalojamento de escorpiões de seu habitat natural (barranco, cupinzeiros, troncos de árvores abandonadas por longos períodos).