• Prefeitura de Casa Branca

SAÚDE PREPARA PROFISSIONAIS PARA ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

Recepção, atendimento de casos suspeitos e protocolo foram abordados em encontro que reuniu profissionais da rede pública

A Diretoria do Departamento de Saúde de Casa Branca reuniu na sexta-feira, 28, coordenadores de todas as unidades de saúde, profissionais e médicos, que atuam no sistema municipal de saúde para treinamento no caso de surgimento de pacientes com sintomas ou suspeita de infecção pelo coronavírus (covid–19) na cidade.

O teor da reunião foi focado no protocolo adotado pelo Ministério da Saúde em caso de surgimento de casos suspeitos, a recepção e atendimento aos pacientes com sintomas sugestivos e a comunicação com a população para não causar pânico e preocupação. A Diretora ressalta, no entanto, que não há nenhum caso no município, não havendo motivos para preocupações.

“Com o surgimento de novos casos no Brasil, é provável que haverá outros casos suspeitos e isso é absolutamente natural, porque estamos diante de uma doença respiratória que a transmissão é facilitada. Portanto, não há necessidade de atitudes extremas como em países onde a situação é completamente diferente do Brasil. O momento é de monitoramento, controle e disseminação de informações corretas à população para não causar pânico”, orienta a Diretora de Saúde.

A Diretora reforça, ainda, que todos os viajantes provenientes dos países de risco indicados pelo Ministério da Saúde, caso apresentem sintomas respiratórios, devem procurar um serviço de saúde para avaliação imediatamente.

Protocolo municipal

Casa Branca está preparada e tem um protocolo que é adotado caso algum paciente tenha suspeita de contaminação pelo novo coronavirus (Cobid-19).

Os casos suspeitos serão imediatamente identificados a partir do atendimento nas unidades de saúde. Serão incluídos nesta situação os pacientes que apresentarem febre, sintomas de gripe e que tenham viajado para os países de risco. O sistema de notificação, criado pelo Departamento Municipal de Saúde, cadastra notificações da doença, caso ocorram, que comunica a Vigilância Epidemiológica do município imediatamente.

A notificação segue o protocolo municipal para enfrentamento ao novo coronavírus, divulgado pelo governo. Caso o paciente possua os sintomas previstos no protocolo, amostras de secreções serão enviadas para análise. Além disso, será encaminhada uma ficha contendo as informações do quadro do paciente ao Ministério da Saúde.

Coronavírus

O VÍRUS – Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de novo coronavírus (COVID-19). Os sinais e sintomas são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar. A Diretora de Saúde, seguindo orientações do Ministério da Saúde, orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; • Evitar contato próximo com pessoas doentes. • Ficar em casa quando estiver doente; • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.